TRAÇAS E ROEDORES

Rattus norvegicus:

Os ratos da espécie (Rattus norvegicus) tem supostamente a sua origem da Ásia e china. A espécie (Rattus norvegicus) é mais conhecida com ratazana de esgotos, pesa aproximadamente 350g, as ratazanas costumam viver em torno de residências, terrenos baldios, túneis, quintais com grande oferta de alimento e etc… Excelente nadadora, a ratazana pode ficar por na 30 segundo submersa em baixo da água para a busca de alimentos ou migrar de local, por sua facilidade do nado e poder ficar submersa pode acessar residência, estabelecimentos e empresa pelo o vaso sanitário, sua coloração acinzentada, pode chegar de 35 cm à 45 cm (corpo e rabo), seu olhos pequenos, focinho achatado e orelhas pequenas, tem 12 mamas, sua reprodução com mais frequência e na primavera e outono mas se reproduz ao longo do ano, cada ninhada pode produzir de 9 a 12 filhotes mas pode passar de 12 filhotes, pode vivem no ambiente urbano por 5 a 12 meses e em cativeiro pode chegar em ate 3 anos ou mais de vida.

Rattus rattus:

Os ratos da espécie (Rattus rattus) tem supostamente a sua origem do sudeste da Ásia.
A espécie (Rattus rattus) é mais conhecida com rato do telhado, pesa aproximadamente 250g, os ratos de telhado costumam viver em forros, em ocos de árvores e etc. Sempre procurando locais mais altos para garantir a sua proteção, Excelentes nadadores, o rato de telhado pode ficar por na 30 segundo submersa em baixo da água para a busca de alimentos ou migrar de local, sua coloração predominante negra, pode chegar de 37 cm à 45 cm (corpo e rabo), seu olhos grandes, focinho afilado e orelhas grandes e proeminentes, tem 10 mamas, sua reprodução com ser mais frequente na primavera e outono mas se reproduz ao longo do ano, cada ninhada pode produzir de 6 a 7 filhotes, pode vivem no ambiente urbano por 5 a 12 meses. Correm muito, escalam e saltam verticalmente até 1,5 m, horizontalmente saltam 2,5 m e podem cair de 20 m de altura sem danos.

Mus musculus:

Os ratos da espécie (Mus musculus) tem supostamente a sua origem da Ásia Central. A espécie (Mus musculus) é mais conhecida como camundongo, pesa aproximadamente 35g, os camundongos costumam viver em lã de vidro de fogões, atrás do motor da geladeira, maquina de lavar, dentro de sofás, atrás de cochos de comida de animais e etc… Excelente nadadora, por sua facilidade do nado e poder ficar submersa pode acessar residência, estabelecimentos e empresa pelo o vaso sanitário, sua coloração marrom, creme, cinza e branco pela à ausência de pigmento, pode chegar de 16 cm à 19 cm (corpo e rabo), seu olhos pequenos, focinho  pontiagudo e orelhas grandes, tem 10 mamas, sua reprodução com mais frequência e na primavera e outono mas se reproduz ao longo do ano, cada ninhada pode produzir de 5 a 13 filhotes mas pode passar de 13 filhotes, pode vivem no ambiente urbano por 5 a 12 meses e em cativeiro pode chegar em ate 2 anos ou mais de vida. O camundongo pode saltar, em altura 30 cm. Ratos e camundongos geralmente entram em qualquer orifício através dos quais sua cabeça pode passar, jovens camundongos são capazes de passar através de aberturas menor que 10 mm.

Lepisma saccharina:

A (Lepisma saccharina) conhecida com traça ou peixinho de prata, é um inseto que não possui asas e que se alimenta à noite de carboidratos como açúcares, amido, dextrina dos adesivos da cola, livros, fotos, cabelo, pele, seda, insetos mortos, pele das mudas e etc. Podem picar o ser humano durante a noite para retirar pele para se alimentar e em casos extremos de escassez de alimento são capazes de sobreviver sem se alimentar por até um ano. O seu comprimento é aproximadamente de 1,5 cm e seu brilho metálico é por causa das suas escamas prateadas que surgem após a terceira muda (troca de partes do corpo de animais). A traça Lepisma saccharina pode demorar até três anos para chegar na sua faze adulta, e o período de sua vida é entre dois a oito anos, uma traça que chega a este período de vida pode sofre até oito mudas, apesar de elas poderem acontecer até quatro vezes por ano, já que eles cresce constantemente. Os principais predadores naturais da traça Lepisma saccharina são as tesourinha (Dermaptera) e as aranhas, mas as aranhas não muito bem sucedidas já que as traça Lepisma saccharina ficam a sua maior parte do dia em seus esconderijos.

No Brasil as Lepisma saccharina são chamadas de traça por causam danos a roupas e tecidos.

Lepidópteros (Traças mariposas):

Lepidoptera é uma ordem de insetos que inclui as borboletas e mariposas. Os lepidópteros compõem a segunda maior diversidade de insetos do planeta e são encontrados em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais. São estimadas 180.000 espécies de lepidópteros distribuídas em 34 superfamílias e 130 famílias. No Brasil, mais de 5.000 espécies já foram descritas.

O tamanho desses insetos é de pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm); e a forma do corpo alongada, achatada, com três filamentos caudais e coloração em geral acinzentada, faz com que sejam animais bem distintos e facilmente reconhecíveis.

Larvas de mariposa, ou lagartas, entram no estado de Pupa, onde irão se desenvolver até sair na fase adulta já com asas. Algumas lagartas de mariposa fazem buracos no chão ou paredes, onde ficam até se tornarem mariposas adultas.