ARANHAS

Aranhas são animais invertebrados que apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen, oito pernas, dois pedipalpos, e não possuem antenas. As aranhas, ainda, são capazes de produzir seda.

Apesar de todas as aranhas produzirem seda, nem todas são capazes de produzir teias, estruturas que as ajudam, por exemplo, a capturarem suas presas. As aranhas também se destacam por serem capazes de inocular veneno.
Segundo o Instituto Butantan, no Brasil são encontrados três gêneros de aranhas que podem causar acidentes graves em seres humanos: armadeira (Phoneutria spp), aranha-marrom (Loxosceles spp) e viúva-negra (Latrodectus spp).

Aranha – armadeira 

 

Aranhas-armadeiras podem medir cerca de 17 cm quando estão com suas pernas abertas. Podem ser encontradas escondidas, por exemplo, em entulhos, folhagens, cachos de banana e até mesmo dentro de nossas casas. Essa aranha destaca-se por, ao se sentir ameaçada, se apoiar nas pernas traseiras e erguer as pernas da frente. Essa espécie não constrói teias.

 

Aranha – marrom

 

A aranha-marrom, como o nome sugere, apresenta coloração marrom em seu corpo. Trata-se de uma aranha relativamente pequena, apresentando 4 cm, incluídas as pernas. Apesar de pequena, apresenta um veneno poderoso que pode provocar a necrose da área afetada e até mesmo levar o indivíduo à morte. É considera uma das aranhas mais perigosas.

Aranha – Viúva-negra

A viúva-negra é uma aranha de pequeno porte, apresentando entre 1 cm e 3 cm de comprimento. Destaca-se por apresentar uma coloração preta com faixas vermelhas e um desenho, também em vermelho, que lembra uma ampulheta na região do abdômen. Seu nome está relacionado com o fato de que a fêmea mata o macho após a cópula.